A
tecnologia a serviço da inclusão
Por Daniele Roza de Matos Fernandes, RU:
601017
Polo – São Gonçalo
|
|
Fonte:http://assistentesocialplus.blogspot.com.br/2012/12/
A
direção de uma escola do interior, ao observar que um de seus alunos se
encontrava impedido de comparecer as aulas por motivo de locomoção, teve uma
ideia simples, mas que mudou a vida dessa criança, da escola e de toda a
família.
Mateus,
um menino de 10 anos, impedido de ir para escola, por fazer uso de um aparelho
respiratório, foi conectado a turma da escola por via Vídeo conferencia. Na
sala de aula foi instalada uma câmera e em sua casa outra câmera, que
possibilitava assim o Mateus assistir e participar das aulas em tempo real,
podendo assim interagir com toda a turma e com essa simples ação o Mateus teve
como ouvir as explicações dadas, responder as perguntas e interagir com toda a
turma. As atividades são aplicadas em tempo real e todos juntos em uma mesma
sintonia, passo a passo ao mesmo tempo, o aluno Mateus já está reconhecendo o
alfabeto, escrevendo o seu nome e pode até conversar com os seus coleguinhas e
2 vezes por semana ele recebe a visita de 2 professoras, afim de reforçar os
conteúdos aplicados e a ser avaliado, afim de desenvolver ainda mais as suas
potencialidades. Mesmo de longe o Mateus se sente feliz com os seus coleguinhas
e se sente participante do meio. A família do Mateus relata que o menino tem se
sentido mais feliz, mais comunicativo e tem demonstrado muito interesse em
aprender ainda mais. Essa iniciativa trouxe uma razão para a vida do Mateus.

Bom dia!!!!
ResponderExcluirLegal
ResponderExcluir